TABULE

      "Tabule (em árabe: تبولة [tab·’bu·leh]) é um prato libanês de salada, freqüentemente degustado como um aperitivo.É basicamente feito de triguilho (trigo para quibe), tomatecebolasalsahortelã e outras ervas, com suco de limãopimenta e vários temperos.
No Líbano, onde surgiu, é consumido por cima de folhas de alface. É bastante popular principalmente no Brasil e na República Dominicana (onde é conhecido como tipili, devido à presença de imigrantes mediterrâneos)".
fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.


         Eu amo tabule, como desde pequenininha....existem várias receitas diferentes. Meio que cada família ou pessoa tem a sua. A do meu pai não tem cebola, porque ele é alérgico, a minha não tem hortelã porque eu não suporto hortelã desde o incidente na Place des Lices que eu já contei aqui antes.

         Aqui vai a minha receita favorita de Tabule:

Ingredientes:

1 alface média despedaçada com as mãos
10 tomates cerejas cortados 
1 cenoura cortada em pedacinhos 
1 pepino cru médio cortado em pedacinhos ( com casca )
1 xícara de triguilho hidratado
1/2 xícara de cebola cortada bem fininha
1/2 xícara de cebolinha verde

( receita para 4 pessoas )   



          Para hidratar o triguilho, que nada mais é do que trigo de kibe, lave bem com água corrente em uma peneira e deixe-o de molho em água limpa por mais ou menos uns 20 minutos, depois esprema com as mãos, passando-o para um recipiente seco, e está pronto para ser usado.


            Misture todos os ingredientes em uma travessa e está pronto!! Tempere com azeite de oliva, sal, limão,shoyu, ou o que você gostar.O ideal é servir gelado. Eu gosto de comer tabule com pão sírio e hommos ( pasta de grão de bico ), tudo junto em um sanduíche saboroso e leve, perfeito para os dias de calor absurdo que estamos passando aqui no sul do mundo... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário