Vegan x Vegetariano

  
   
         Vou aproveitar para falar um pouco de um termo que eu odeio ( sim, odeio, porque eu não sou professora de yoga e as vezes me entrego a esses pensamentos negativos): veganismo.
         Eu não odeio o veganismo, odeio este termo, esta palavra. Porque não tem sentido, e eu dou muito valor às palavras.  O que tem de errado com  o vegetarianismo ??? É como aquela companhia telefônica que põe aquele recadinho ridículo para dizer que o número que você ligou está ocupado: "oi, o número que você ligou está ocupado!". O que aconteceu com o bom e velho "tu-tu-tu-tu"???
        As pessoas ficam tentando inventar novas maneiras de dizer coisas que já existem e ficam criando esses termos modernos. Você sabia que na gíria dos bombeiros "moderno" é uma pessoa que não sabe o que está fazendo? Pois é...
   Vegetarianismo jé significava não consumir produtos de origem animal, antes de qualquer vegano sair das fraldas. E consumir não quer dizer só comer, quer dizer vestir, usar,comprar, etc...
       Bom, eu não sou vegetariana e nem vegana. Mas, apesar disso tenho alguns escrúpulos em relação aos animais, por exemplo: eu não uso couro porque não teria coragem de matar uma vaca. Sei que eu teria coragem de matar um peixe porque eu já estive junto em pescarias e não me incomodei muito. É justo pescar. De vara ,que fique entendido. Essas técnicas de pesca de rede que eles arrastam pegando cardumes inteiros é que são estupidez.
      Algumas tribos indígenas acreditam que o cardume inteiro tem um espírito só, e que ao pescar um peixe, para sua alimentação, você não está fazendo mal nenhum. Gosto de acreditar nisso.
     Totalmente outra situação matar uma vaca. Ou outro mamífero qualquer. Você teria coragem de ir no pasto, pegar a vaca, matar, carnear e comer? Um bicho que você mesmo criou? Se você tem, parabéns, você merece comer a carne. Conquistou o direito. Mas falando sério, quase ninguém tem esse sangue frio.
      Quanto aos derivados de animais, acho que uma galinha pode ser criada de maneira justa e dar ovos. Uma vaca pode viver com dignidade e um bezerro bem nutrido e ainda assim, dar leite para fazer queijos deliciosos... Rezo para que todos os criadores tratem seus animais com respeito e sem muitos suplementos e hormônios e outras porcarias, e além disso, existem ovos orgânicos e queijo orgânico. Até mel orgânico(pessoas que acham mel o fim da picada: meus pais eram apicultores e eu sei que dá para ter mel sem deixar as colméias passarem fome no inverno, é só saber o que está fazendo).
       Então, para mim, no fim das contas, o importante não é ser vegano, vegetariano, orgânico ou quadriculado, mas sim uma pessoa coerente que pensa em como as suas ações afetam o mundo e os outros seres que vivem nele. Tome a responsabilidade, prefira a feira ao mercado para comprar frutas e verduras, dê preferência aos pequenos agricultores, que geralmente tem produtos menos intoxicados, e coma o que a sua consciência  e o seu paladar mandarem.
       E por favor, sem neuras ok?? Pois é tudo da lei.


Hamburguer de abobrinha no Irish Pub.

4 comentários:

  1. ta, mas uma coisa fica tinlitando na minha mente.... vc não usa couro mas, usa um chinelo de uma marca alemã do mesmo.... eu curto e uso tbm; mto o que tu falastes sobre os assuntos aí descritos concordo, mas sobre o uso do couro tenho a opinião de que ao invés de comprar um par de chinelos, sandálias, cintos, casacos... por estação, seria interessante optarmos por algo de couro que dure por alguns bons anos, tipo custo benefício .... esse papo é cabrero mas é interessante !!!!
    e hj na padoca aqui do lado de casa tive quase um treco as sete da manha: perguntei: e essas empadas são do que: e a moça me falou: frango, ervilha e milho. eu não me acreditei, cai na real (coisas de segundos) e perguntei: ta, mas é tudo junto ou cada uma é de um sabor? A guria só faltou rir da minha cara.... e eu fui pra casa com 4 pãezinhos normais....
    vai fundo aí, quero ver as receitas !!!! bjss

    ResponderExcluir
  2. tem Birckenstock sintética ou de couro. as minhas são sintéticas... mas eu concordo com vc quanto a duração do couro, já que vivemos em uma sociedade carnívora, alguém tem que aproveitar os dejetos né?... not me... mas eu fiquei curiosa, na empadinha era tudo junto mesmo?? bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Flora!! Concordo com o que dissestes e acho que se todo mundo pensar antes de sair comendo tudo o que tem por aí, muitos bichinhos deixariam de ser mortos. O mais interessante é que as pessoas em geral fazem cara feia quando digo que não como carne, e quando visitam minha casa acabo preparando sempre um prato com carne (pra eles) e um sem (pra mim). Quando sirvo todos atacam o que não tem carne me deixando a ver navios. Mas é uma boa maneira de mostrar que há muita coisa boa a se fazer sem usar qualquer tipo de carne.
    Parabéns pela iniciativa. Vou testar algumas coisas que já viu aqui e fiquei com água na boca!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mati, que legal que vc veio! espero para saber das suas receitinhas tb... bjss

    ResponderExcluir