PIZZA VEGANA DE TOFU

    Então gente, peguem o MOLHO IMITAÇÃO DE TOMATE que a gente fez ontem, e ...


 Receita retirada do livro "Vegetarianismo sustentando a vida-108 receitas veganas", de Maria laura Garcia Packer:


 n°83 Pizza vegana de tofu


1 1/2 xícara de trigo integral fino
1/2 xícara de trigo integral grosso
1 xícara de trigo branco
1/3 xícara de gergelim preto
1/3 xícara de linhaça dourada
1/3 xícara de sementes de girassol
2 colheres de chá de fermento para pão
3 colheres de óleo
Sal
Água morna




            "Misturar todos os ingredientes e amassar muito bem com as mãos sobre uma bancada, até formar uma massa consistente que poderá ser aberta com o rolo. Deixar a massa descansar até crescer. Então, abrir com o rolo e fazer pequena rodas ( pizzas pequenas ) do tamanho de um prato de sobremesa. Pré assar essas pequenas pizza, retirar do forno e colocar o recheio por cima".

             Ok, não posso deixar essa passar... se o recheio vai por cima, deixa de ser recheio né??? Acho que passa a ser cobertura! Chatices filológicas...




             Nesta empreitada, eu tive apoio técnico do seu Dico, padeiro há no mínimo 40 anos. Ele me explicou que para esta proporção de ingredientes, eu deveria deixar a massa descansar por pelo menos 15 minutos. E também me lembrou de não deixar de passar óleo nas mãos para não grudar a massa. Eu esqueci deste detalhe, é claro, e fiquei com massa grudada até na alma da cutícula... aí lavei as mãos e comecei de novo, com óleo desta vez.



            Cuidado para não deixar assar demais, senão fica muito dura. Não dá para dizer por quanto tempo assar porque isso é muito relativo, depende do forno, da temperatura ambiente, da espessura que você deixou as pizzas, e de mais um monte de fatores, então regule o forno em médio/alto, coloque as pizzas lá sem medo de ser feliz, e vá olhando de vez em quando. Quando estiver sequinho e crocante, está pronto!






          "Fazer um MOLHO IMITAÇÃO DE TOMATE (Receita n° 76 ) como base para as pizzas . Colocar sobre as pizzas pré assadas o molho base, fatias de tofu, o recheio de sua preferência e orégano por cima. Levar novamente ao forno até assar bem. Servir as pizzas regadas ao azeite de oliva".



         Essa receita rendeu 5 pizzas pequenas (tamanho de um prato de sobremesa )   e 2 mini pizzas (mais ou menos 5 centímetros de diâmetro )  .

    "Muitas são as opções de recheios. Pizza de berinjela com azeitona, de milho, de palmito, de molho de tomate com manjericão, de tomate seco com rúcula, de brócolis ... refogue os legumes que desejar e faça a sua pizza !".




                      Como eu sou uma pseudo vegetariana sacrílega, fiz algumas pizzas com queijo mussarela, e uma com ovo... Vai uma vitamina B12 aí??



ML diz: "Muito rica em fibras , previne o colesterol e a obesidade".









Nenhum comentário:

Postar um comentário