RISOTO CELESTIAL DE QUINOA




        O rocambole de tofu que a gente fez mês passado me deixou tão desanimada que eu só encontrei coragem para entrar na cozinha outra vez agora... Aqui onde eu moro já está bem frio e assim é bom cozinhar. Mesmo que seja só para mim, porque o Mateus virou jogador de rugby e me deixou sozinha para ir fazer um jogo treino na lama  (choveu o dia todo). Só espero que ele não quebre o nariz nem nenhum dente.
    Bem, de qualquer maneira hoje me animei e aqui está uma receita surpreendentemente deliciosa!!

Receita n°4 Risoto celestial de quinoa:

Ingredientes:
1 1/2 xícara de quinoa cozida
2 xícaras de brócolis picadinho
1/2 xícara de abóbora okaido ralada
1/2 xícara de pimentão vermelho picado
2 xícaras de palmito bem picadinho
Cebolinha verde picada
Shoyu
Sal
Óleo




             "Refogar no óleo o pimentão, a abobrinha, a abóbora, o palmito, acrescentar sal e deixar refogar."

     Claro que eu dei uns toques pessoais né??? Vocês sabem que eu não suporto o abóbora okaido, ela é enorme, difícil de cortar, e mais ainda de ralar, é um exercício suicida de dedos, e ainda por cima sempre sobra mais da metade. Em uma outra receita a Maria Laura disse que podia substituir a desprezível abóbora japonesa pela despretensiosa batata salsa, também conhecida como mandioquinha,muito mais minha amiga e segura também. Além de ter cheiro e gosto de aconchego. 
   Também comecei refogando uma cebola que não estava no script, e infiltrei meia colher de chá de cúrcuma para dar uma incrementada no sabor.



"Quando estiver quase pronto, adicionar o brócolis, um pouquinho de água e temperar com shoyu. Então juntar a quinoa já cozida neste refogado. Mexer bem, e se ficou muito seco, adicionar um pouco mais de água e acrescentar a cebolinha verde."


"Servir quente com algumas castanhas enfeitando o prato."

Ficou muito bom, uma refeição leve,completa, saudável e nutritiva. Só faltaram as castanhas porque eu esqueci delas... 

Maria Laura diz: " Excelente alimento para equilibrar a acidez estomacal. Ajuda a equilibrar as funções do pâncreas."






Nenhum comentário:

Postar um comentário