PÁ AMB TOMAQUÉT


Hello party people!!!


           Precisei de férias das férias antes de voltar a bloggar para vocês... A boa notícia é que eu trouxe novidades fresquinhas!
          Primeiro de tudo eu vou compartilhar com vocês a receita do pão com tomate da Catalunha. 

         A Catalunha, ou Catalunya para os íntimos, é banhada pelo mar mediterrâneo a leste, cercada pelo resto da Espanha a sul e oeste e vizinha da França pela fronteira norte. A culinária é muito rica, sofrendo influência da França e da nova cozinha espanhola.
          Eles acham que o pão com tomate deles é superior a qualquer iguaria não-catalã. Realmente é uma delícia, mas é apenas um petisco. Não menosprezando os petiscos, até porque vocês sabem que é a minha parte preferida de uma refeição. Mas os espanhóis dão uma interpretação diferente para "petiscos",elevando totalmente o nível dos pratos, se engana quem pensa que a Espanha é feita só de jamon. 
      As famosas "tapas", nada mais são do que pequenas porções de qualquer tipo de comida, desde uma porção de queijo ou azeitona, até uma mini paella completa.
       O termo "tapa", surgiu na Andaluzia, onde tem muitos insetos, eles tampavam os copos de bebidas com um pratinho para não cair insetos, e alguém teve a ideia de colocar pequenas porções de comida nesses pratinhos( pode até cair sujeira na comida, mas na bebida não... ), melhorando as porções de acordo com a qualidade, e o preço, das bebidas que os clientes estivessem consumindo. 
           Assim surgiram as maravilhosas tapas, na minha opinião, a melhor maneira de comer que eu já experimentei.
               E assim, com mucho gusto, apresento a você a mais simples das tapas quentes da Catalunya: 


Pan Tomaca (espanhol)
Pá amb tomaquét (catalão)


Ingredientes:

Pão amanhecido (italiano é o melhor)
Tamates maduros
Alho
Sal
Azeite de oliva



         Corte o pão em pedaços pequenos, corte o alho pela metade e esfregue nos pedaços de pão.


             Corte o tomate pela metade e esfregue no pão, esfregue com força, de modo que solte pedaços do tomate.


Tempere com azeite e sal.



                Coloque no forno pré aquecido por uns 10a 15 minutos, ou até secar o azeite e o tomate do pão.


                 Fica incrível, quanto mais você esfregar o alho e o tomate no pão, mais gosto vai pegar, então capriche na esfregação!!! Sirva acompanhado de queijos ou sozinho com entrada. Não tem erro.




Um comentário:

  1. òtima receita, esse prato é maravilhoso e facil de preparar e detalhe q os ingredientes são faceis de achar em qualquer cozinha, parabéns.

    ResponderExcluir