YAKISOBA VEGETARIANO



       Hoje vou compartilhar com vocês um dos meus pratos favoritos, o Yakisoba, e é lógico que nós vamos preparar um nos moldes vegetarianos... 
       Originalmente esse prato leva carne de frango, porco, vaca e outros animais que os chineses adoram comer (afinal, são eles mesmos que comem até cachorros né?)!!!
       Já fizemos aqui na Cozinha da Flora ( também conhecida como Minha Cozinha) um Chop Suey vegetariano, as diferenças são sutis, mas existem.

Ingredientes:
1 brócolis chinês picado
1 couve flor picada
5 folhas de acelga picadas
2 cenouras médias picadas
20 vagens picadas
1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 pote de champignom em conserva
1 maço de cebolinha verde picado
1 xícara de abóbora okaido
500g de macarrão de trigo sarraceno
Shoyu
Sal
Maisena
Óleo de gergelim
Molho de pimenta 





     Esse prato oriental começa com o ótimo exercício de paciência que é picar todos os ingredientes.... a cenoura e a vagem devem ser cortadas em fatias na diagonal, deu para entender? Não? É complicado mesmo, elas devem ficar assim, meio de lado....
      Os pimentões, a acelga, e a abóbora devem ser cortados em tirinhas, imaginando que alguém pode querer comer à moda oriental (com hashis) e deve conseguir segurar os pedaços com os benditos pauzinhos. Da acelga, na verdade, só se aproveitam os talos, a parte mais dura da folha.
      Os cogumelos, deveriam se frescos, do tipo paris, mas eu tinha em conserva em casa, e nem sempre a gente faz as coisas como deveríamos....
      O óleo de gergelim é essencial, não pode ser trocado por óleo de oliva, nem qualquer outro tipo de óleo, é ele que vai deixar a sua casa com o devido cheiro de restaurante chinês.



     Os legumes devem ser refogados um a um, na wok (panela igual a essa aí embaixo), no estilo Stir Fry . Encontrei uma boa explicação sobre o método stir fry no : http://papodehomem.com.br/stir-fry-aprenda-a-cozinhar-como-um-verdadeiro-chines/  (papo de homem, humpf!!tá bom !!!) :
       "Na maneira clássica, utiliza-se uma panela própria chamada wok, em que o fundo é arredondado, como se fosse uma metade de uma esfera. E se faz uso de uma quantidade média de óleo – não chega a ser uma fritura na essência – além da alta temperatura, sempre.As grandes vantagens do Stir Fry são a praticidade, a conservação da textura dos alimentos e a rapidez em que o prato fica pronto, sem falar que faz pouca sujeira. Praticamente só usamos uma panela, no caso, a wok. Não, você não precisa comprar uma para fazer só isso. Uma boa frigideira ou uma panela grande são ótimos substitutos."



      Como os homens explicaram para vocês, a principal vantagem desse método é a manutenção das qualidades de cada vegetal, preservando os sabores e texturas únicos de cada um deles.


Cozinhe o macarrão como macarrão comum e reserve.


        Depois de repetir o processo com todos os legumes, reserve e faça uma misturinha de 2 colheres de maisena (o certo seria usar araruta, se você tiver, ótimo, se morar em uma vila como eu, vai maisena mesmo...) e umas 5 colheres de sopa de shoyu, misture bem com uma colher para não ficar embolotado, reserve.


              Quando estiver tudo pronto, os legumes e o molho, jogue o macarrão de volta na wok, misture todos os legumes e regue com o molho. Acrescente molho de pimenta a gosto, e se achar que precisa, um pouco mais de óleo de gergelim, por último adicione a cebolinha verde e dê mais uma mexida.



          Cuidado para não exagerar na quantidade, tem que caber tudo na Wok no final não superestime nem sobrecarregue a sua panelinha ok??




Sirva bem quente e 胃口好 !!! (bom apetite)



2 comentários:

  1. Florinha, adoramos o seu blog!

    Apesar de adorarmos uma boa carne, tem muitas receitas bacanas que vamos copiar!!!

    Parabéns pela dedicação, as fotos dão água na boca e são muito explicativas!

    Sorte, saúde e sucesso pra vc!!!

    Um beijo

    Jacque e Dé

    ResponderExcluir