ARROZ INTEGRAL+ GERSAL + REFOGADO DE REPOLHO

      Ontem fui ambiciosa e fiz três receitas de uma vez só. Tudo bem que as receitas eram bem fáceis... então aí vai:
      As receitas foram retiradas do livro: "Vegetarianismo sustentando a vida-108 receitas veganas", de Maria laura Garcia Packer.

   Primeiro eu fiz a receita n°11 que é o Gersal:

- 9 colheres de gergelim
-1/2 colher de sal

   Maria Laura diz:
 "Lavar o gergelim e secar ao sol. Tostá-lo em uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando o gergelim começar a pular na frigideira, apagar o fogo e retirar o gergelim. Desidratar o sal. Bater o gergelim já frio com o sal também frio no liquidificador até que grande parte dele fique moído."



Sequei o gergelim no forno porque estava chovendo...




        O gergelim começa a pular mesmo, para todos os lados, então preste atenção e mantenha o fogo médio, senão vai acontecer tudo tão rápido que quando você perceber já vai ter perdido um monte de gergelim pelo chão.



Quando o sal desidrata, dá para ver que ele fica bem mais fininho.


Aí está a parte da profanação do gersal... Desculpa pai !!!


               Olha, o gersal ficou bom viu?? Eu já comi muito gersal, mas o do meu pai ficava bem mais escuro. Esse ficou clarinho mas o gosto ficou muito bom, e é infinitamente mais fácil do que ficar mil anos pilando o gergelim. ML diz: "muito indicado para azia e grande fonte de aminoácidos essenciais."




O duro é que esta frigideira horrível quase estragou tudo né?... mas era a única disponível então eu fui obrigada a usar.


Receita n° 1: Arroz integral
  Maria Laura tem uma dica fantástica sobre o arroz integral: "A proporção de água para cozinhar o arroz integral é colocar a quantia de arroz que desejar na panela, e colocar a mão por cima, sem apertar e adicionar água até cobrir a mão. Esta é uma maneira que sempre dará certo, independentemente da quantidade de arroz desejado." 


Cozinhar por mais ou menos 35 minutos ou até a água secar.

Não dá para ser mais fácil.





Receita n°40: Refogado de repolho:
   "Cortar as folhas de um repolho pequeno em fatias bem fininhas. Tentar aproveitar o talo da folha, cortando-o de forma harmoniosa com a folha. Untar uma panela com o óleo de su preferência e acrescente o repolho para refogar sem sal. Quando o repolho estiver refogado ( este processo é rápido, evitando que o repolho fique cozido demais ) , adicionar algumas azeitonas cortadas, cebolinha, e tempere com shoyu. Desligue o fogo e sirva em seguida."


Não sou tão fã de repolho , mas escolhi fazer essa receita porque tinha um repolho do sítio na geladeira.







         Não entendi bem a maneira harmoniosa de cortar o repolho... tentei ir na direção dos veios da folhas, mas a visão do repolho destroçado, por alguma razão, não me pareceu nem um pouco harmoniosa.



"O repolho tem efeito anticancerígeno."




           O meu prato ficou lindo e muito gostoso, mas tão leve que eu tive que arrematar com uma banana. Acho que tudo bem né??


           Arroz integral + gersal: ML diz: " Excelente fonte de vitaminas do complexo B. Arroz e gersal, quando combinados na mesma refeição, formam uma proteína completa."




E esse é o Nosfi empolgadíssimo porque ganhou uma azeitona.

2 comentários:

  1. adoro comentar!!!!!! estou achando o passo a passo da Flora Superrrrrrrrr,geralmente os passo a passo deixam muito a desejar.tirando a frigideira do gremio.....bom ...do jeito que esse time esta ate que na frigideira vai bem;mas como eu falava....gersal no liquidificador Flora, a autora esta viajando.o ato de comer gersal tem um propósito. A medida em que voce pila o gergelim e o sal marinho, o oleo liberado das sementes reveste as partículas de sal, fazendo com que ele se torne menos corrosivo. Podendo ser consumido, com parcimônia, é claro, pelos hipertensos, portanto deve ser feito no pilão. Flora, tuas fotos estao ótimas e visualizam com bastante nitidez os ingredientes.Essa torta de tofu eu pretendo fazer e penso que deve ser deliciosa.Estou adorando as receitas e acho teu ajudante um gato, quero dizer acho teu gato um fofo!!!Beijo!

    ResponderExcluir