PESTO DE MANJERICÃO



          Eu amo molho pesto. E a minha avó faz o melhor pesto do mundo! Este molho à base de azeite de oliva pode ser feito com várias coisas ao invés de manjericão. Eu já comi pesto de rúcula, de pimentão ( pesto rosso ), de azeitona preta... mas o meu favorito é mesmo o mais tradicional , o Genovês:  pesto de manjericão. 
           Este é um molho originário da região da Ligúria, norte da Itália. É uma região linda, quase na fronteira com a França e banhada pelo incrível Mediterrâneo. O pesto Genovês é o mais famoso, mas por lá toda cidadezinha ou vila tem a sua receita própria. 


Stazione Genova Nervi ( Mar da Liguria à esquerda)  
( Per che fatto a Nervi?? )

Genova

             Eu já disse que a minha avó faz o melhor pesto do mundo né? mas nem por isso eu vou deixar de tentar fazer o meu também. Geralmente colocamos nozes ou pinhão, mas desta vez eu tenho uma arma secreta.... O Pinoli. Um mini pinhãozinho que só dá nos pinheiros da faixa mediterrânea. Na Itália eles fazem o Pesto com pinoli.



Ingredientes:

8 xícaras de folhas de manjericão lavadas
20 g pinoli (ou nozes, ou pinhão)
1 xícara de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de alho triturado
1 colher de chá de sal






Bata tudo no liquidificador até triturar bem todas as folhas do manjericão.




        A receita deve render mais ou menos dois potinhos de molho, você pode congelar se quiser. Ótimo com qualquer tipo de macarrão, em pizzas, lasanhas, legumes grelhados, sanduíches e canapés, ou seja, vai bem com qualquer coisa!!



            Ao servir com macarrão, acrescente lascas de queijo parmesão ou pecorino. Ou não...

2 comentários:

  1. adoro boas id~´eias, eu sempre quis fazer mas eu sempra achei que fosse dificílimo e que iam muiiiitos ingredientes!!!! Mas esse pinoli eu não acho assim facil, né?! ou acho??? aqui nessa vila onde moro será? heheheheh

    ResponderExcluir
  2. Na Tuti´s tem, quando vc vier para a cidade grande vc pega aki... Mas dá para fazer com nozes ou pinhão tb... bjss e Feliz ano novo...

    ResponderExcluir